Ontem tinha um queijo gorgonzola na minha geladeira e BUM resolvi improvisar um Patê.
Misturei óleo virgem, com alcaparras e mel, sim sim sim mel, adoro essas misturas de doce com salgado.
A mistura ficou maravilhosa, harmonizei com uma cerveja escura, optei pela Isenbahn sout, uma harmonização por contraste.
Falando um pouco sobre harmonização, (algo que adoro) tenho que dizer que foi com as harmonizações que eu comecei a admirar uma boa cerveja escura, (continuo na minha peregrinação em aceitar as Brown, uma hora eu chego lá).
Sem querer ser chata, mas a cada momento que passa sinto mais prazer em levar mais tempo escolhendo o quê beberei e com o que harmonizarei.
Podemos harmonizar uma cerveja com um prato de três formas: Contraste, Complemento e Corte.
Após escolher qual o tipo de harmonização, por exemplo “contraste” o quê levamos em consideração, ok, obvio, mas como identificar essa característica em potencial??
Vamos começar pela mais fácil, (pelo menos eu acho), a cerveja e o prato são escolhidos para ser realizada uma “limpeza” no paladar. A cada gole, a cerveja limpa o paladar do prato renovando a absorção sensorial do mesmo. È como se fosse uma nova garfada a cada gole. A gente consegue ter uma percepção maior do prato que estamos comendo, sem que a cerveja mude do gosto da comida interferindo no sabor. Exemplo é combinar frituras com pilsen, lager, o lúpulo limpa a língua.
Por Contraste (outra técnica bem interessante também), a cerveja e o prato são escolhidos não por combinarem ou se complementarem, mas sim pelas características semelhantes. Geralmente escolhemos cervejas fortes com pratos fortes,
E por complemento, é uma combinação mais delicada, e bem agradável. Aqui, nós escolhemos a cerveja e o prato por terem sabor parecidos porém um não pode anular o outro, é necessário que um complemente o outro e não substitua.
Trilha sonora: Blaze of Glory “...you asked about my conscience and I offered my soul”
Clima: Nublado em torno de 22oC com chuva fina periodicamente.
Fonte: 500 Cervejas , As melhores cervejas do Mundo - Zak Avery