Santiago, quem?
Galera conversando com a Dalva e vendo suas fotos da viagem realizada para Santiago no Chile, surgiu na minha cabeça algumas perguntinhas no esquema: porquê, quando e onde?
Resolvi fazer esse post justamente porque sei que vocês também devem estar se perguntando: Se tendo o mundo inteiro para visitar, por que ela escolheu Santiago?
Para quem não conhece, Santiago é a capital do Chile e é a maior cidade e considerada polo cultural, localizada ao lado da Cordilheira dos Andes !
Fundada por Pedro de Valdivia, conquistador espanhol em 1541, é lá que está localizada toda a estrutura governamental, administrativa e financeira do país sendo considerada a Terceira cidade com melhor qualidade de vida da América Latina.
Cerveja Esmalte - Você ficou quanto tempo em Santiago no Chile? O quê te fez escolher essa cidade para passar as férias?
Dalva - Ficamos 6 noites em Santiago. Buscávamos uma cidade que ainda não tivesse virado rota de turistas brasileiros, onde pudéssemos ver outra cara da América Latina. Santiago é uma cidade cosmopolita sem deixar de ser acolhedora, é a expressão da América Latina que olha para o futuro pois seu passado recente foi muito duro. E o povo... um capitulo à parte: que povo gentil, atencioso; dos taxistas aos garçons e vendedores nas lojas!
Cerveja Esmalte - Como foi os eu critério de escolha dos restaurantes, em especial o Tambo ?
Dalva - Meu critério de escolha era comer boa comida em lugares com ambiente moderno ou despretensioso, mas que não fossem os lugares concorridos da moda. O Tambo... (lambendo os beiços!) há que se lembrar que ele é um restaurante peruano no Chile. Planejei muitas etapas da viagem em cada cidade que fomos, mas em Santiago o Tambo foi um feliz acidente. Ele foi um restaurante que passamos pela frente porque era na porta do nosso apartamento. Demos uma olhada rápida no ambiente e falamos: por que não? Dentre os restaurantes que comemos foi o que teve os pratos mais saborosos e bem servidos (sem desmerecer os outros que também são maravilhosos!).
Cerveja Esmalte - Me fale um pouco do restaurante Interlúdio, você já conhecia a excelente fama do estabelecimento em brincar com os ingredientes? Me conte um pouco sobre esse momento.
Dalva - O Interlúdio era uma das opções "moderninhas" que tínhamos na agenda. Saímos cedo pra passear, estávamos de passagem para ir a Plaza de Armas e um dos garçons nos deu informações e nos convidou a voltar para um café ou para jantar. Achei de uma simpatia enorme, sem forçação de barra, foi como se um amigo tivesse nos convidado. O lugar é super bacana, a música ambiente é de ótimo gosto sem ser invasiva.
Cerveja Esmalte - Qual o prato e bebida escolhida para saborearem?
Dalva - Tenho que contar essa: no Interlúdio paguei um dos meus "micos" deviagem com a língua os hermanos! Pedi um creme de “calabaza” pra dar uma esquentada no frio achando piamente que viria algo com “calabresa”.... O garçom (que já deve ter tido outros clientes brasileiros cometendo mesmo erro) perguntou: Você tem certeza, sabe o que é calabaza? Desconfiei e perguntei o que era. Enrolamo-nos no portunhol e eu entendi finalmente que calabaza é abóbora! Como eu adoro creme de abóbora pedi assim mesmo e estava maravilhoso, tinha toques suaves de gengibre. Pedimos também um ceviche, aquele prato feito com peixe cru marinado num molho á base de limão, cebola e pimenta. Pra beber queríamos uma cerveja que fosse chilena. Pedimos uma Kross 5. A garrafa nos chamou atenção e por ser uma cerveja de comemoração de 5 anos do aniversário dessa cervejaria achamos que essa talvez tivesse algo especial, optamos por ela.
Cerveja Esmalte - Já conhecia a cerveja Kross 5? Gostou da escolha?
Dalva - Não sou especialista, mas sei do que gosto. Já tomei cervejas de trigo, block, stout ...mas desse estilo da Kross 5 se eu tomei alguma não me lembro. Essa cerveja foi definitivamente a melhor que tomei.Eu particularmente não gosto do fundo de fermento de algumas cervejas cervejas, de cervejas amargas e daquelas que cheiram adocicadas, mas quando provamos são encorpadas demais ou amargas. Na verdade acho que é isso, eu não me senti enganada! Ainda me lembro do perfume dela meio frutado e do sabor complexo e equilibrado sem amargor, macia e saborosa.
Cerveja Esmalte - Em Santiago, quais lugares você me indicaria para conhecer ?
O bairro Lastarria é um prato cheio! Perto de tudo, gente antenada, boêmia, bons café, lojas de estilistas locais.... é um bom começo!
- Lastarria tem bons restaurantes (o Tambo e o Interlúdio ficam lá! Tem o Gato Pardo também com menu tipo formula com preços excelentes na hora do almoço);
- Cerro San Crisbotal pra ver os Andes do ponto mais alto da cidade (suba de taxi e desça de funicular);
- Casa de Pablo Neruda La Chascona ( vá mesmo que não conheça a obra dele e opte pelo guia em espanhol mesmo);
- Plaza e Armas para os edifícios e monumentos nacionais La Moneda e o Centro Cultural para exposições;
- Pra quem gosta de museu: o de Arte Pre-Colombiana e o de Artes Visuais (MAVI) Pátio Bela Vista (mini shopping) com lojinhas de artesanatos finos, a céu aberto e muitos barzinhos pra fazer um happy hour;
- Passeo Ahumada para fazer câmbio, comprinhas e tomar um “café con piernas”;
- Parque Arauco (shopping) pra comprinhas de lojas de grife;
- Parque das Esculturas, pra tirar lindas fotos das obras e dar uma descansada
-Só faço ressalva ao Mercado Central, que é o tipo de programa “ame ou odeie” lá você poderá comer a famosa centola, o caranguejo gigante!
Essa foi a primeira entrevista realizada com uma das leitoras do blog e do Canal do Youtube a Dalva , espero que tenham gostado, e, principalemtne obrigado á Dalva pela rapidez e riqueza de detalhes ao responder minhas perguntas e fornecer fotos de seu acervo pessoal de viagem.
O quê estão esperando?? Marque logo a sua viagem! Se você fez uma viagem maravilhosa e tem dicas para nos dar, me mande um e-mail, quem sabe você pode ser o próximo entrevistado?
Bjinhos, Alê